Uma amiga escreveu em sua revista eletrônica Brasiliensite sobre a experiência de "um dia gentil". O propósito era viver um dia inteiro sendo 100% gentil, apesar dos pesares. No final, ela teve dúvidas se valeu à pena. Mas então? Gentileza gera gentileza?
Eu me pergunto muitas e muitas vezes sobre isso. E tento usar e abusar de ser gentil, educada, respeitadora comigo e com o próximo. Eu tento, mas nem sempre consigo.
Mas mesmo assim me vejo em crise. Porque não entendo o que custa olhar nos olhos daquela pessoa no seu caminho e pedir licença. Não entendo porque temos que sair primeiro que o carinha da frente. Seja no elevador, no avião, no cinema. E dar passagem no trânsito? Por aqui é moda andar no acostamento, não dar seta, não dar a vez, cortar a fila pela contramão... E o idoso? Melhor não falar...
Estamos mesmo vivendo um surto de desrespeito?
Eu queria ter o poder de mudar alguma coisa sobre isso. Tento fazer a minha parte, mas queria fazer mais. Queria gritar pra que todos pudessem ouvir: "OLHEM PARA O LADO, ENXERGUEM O PRÓXIMO, VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ". Nem precisa amar o próximo, como Jesus ensinou. Basta lembrar que a ajuda que você se recusou a dar hoje pode ser a sua necessidade de amanhã.
sou fã da brasiliensite e sou fã do gentileza! ;o) vamos ser gentis!
ResponderExcluir