quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Foi dada a largada! Próxima missão: Praia do Espelho!!!



A ideia é ir depois do carnaval ou até mesmo em março. Até porque essa é uma missão que deve obrigatoriamente ser vivida fora de temporada. Essa é a dica mais frequente dos blogueiros que já estiveram no Espelho.


Tem-se falado muito bem também de Trancoso. Depois coloco as dicas aqui. Mas pensei nessa dobradinha: Trancoso e Espelho. 

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Preparando o calendário de missões para 2010...


Alguém falou em espelho? É isso mesmo! Em 2010 vai ter que rolar Praia do Espelho!!! Antes que acabe!!! Estão abertas as inscrições!!!

Cobertos por um céu insuportavelmente estrelado...

Uma amiga esteve em missão especial na Região Amazônica. Ela descreveu com orgulho, paixão e muita emoção alguns detalhes de sua viagem. E colocou no blog dela todas essas impressões e sentimentos. Ela nadou com os botos, comeu insetos, pescou piranha, viu o encontro das águas e um pôr-do-sol maravilhoso...

Não sei se um dia irei conhecer essa beleza. Espero que sim. Dá orgulho ter um pedaço de paraíso assim na nossa terra brasilis. Dá orgulho pertencer a um povo tão simples, tão batalhador, tão especial. Mas às vezes dá uma vergonha... por tantos outros motivos.

Mas como decidi que só iria postar o que me parecesse belo aqui no meu blog, não vou falar dessas coisas que dão vergonha. Por isso, vou pedir licença a ela e ao poeta Thiago de Mello para terminar este post com um lindo trecho da poesia Filho da floresta, água e madeira.

"Para onde ia, meu pai levava a casa
e levava a rede armada entre acariquaras,
onde, embalados pela surdina dos carapanãs,
ele e minha mãe se abraçavam,
cobertos por um céu insuportavelmente estrelado."

Que lindo!

Sobre a amizade, almas-gêmeas etc.


Almas-gêmeas existem? Acredito que sim. Mas não acredito em exclusividade. Acredito em muitas almas que se encontram, que se parecem, que querem, desejam e às vezes até precisam estar juntas. Talvez seja afinidade, puro prazer... Mas o fato é que prefiro acreditar no encontro de almas.

Tenho o prazer de conviver com essas duas riquezas aí da foto. Essas duas peludas são Meg e Lisa. E como são especiais...

Ganhamos as duas em troca de um saco de ração. São fruto da mistura de raças. Muito brasileiras, portanto. São irmãs e se parecem muito, ao mesmo tempo em que diferem. Uma late grosso e observa primeiro antes de sair correndo. A outra está ligadona, o tempo todo. Uma faz charme, dá a patinha e deita de barriga pra cima quando quer alguma coisa. A outra exige carinho. Uma comanda. A outra obedece. Mas o fato é que uma não vive sem a outra. Nem por um segundo. Se uma delas se afasta, a outra busca com os olhos. Sai correndo ao encontro da outra.

Acho que isso é amizade, fraternidade, encontro de almas. Elas são gêmeas de nascença. Mas nossas almas estão intimamente ligadas. É bom saber que elas existem. É bom ter a oportunidade de conviver e aprender com elas.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Boa notícia!!! Viva a vida!!!

Hoje tive uma boa notícia. A irmã de uma amiga não corre mais risco de morrer!!! Antigamente falávamos risco de vida. Não sei qual é o certo. Mas o certo é que a fé em Deus é capaz de muitas coisas. Ela, a minha amiga, contou que iria à igreja de Santo Antônio agradecer. Que ela já havia pedido muitas coisas a Santo Antônio e que ela sabia que um dia ele iria atendê-la. Interceder. E a irmã dela está de volta à vida!!! E a minha amiga também!!! Obrigada, Santo Antônio!!!

Próxima missão: a vida!


Cheguei em casa outro dia e soube que um pequeno filhote de andorinha havia caído de um ninho muito alto. Dois outros filhotinhos haviam morrido. E eu decidi que iria salvar essa criaturinha de Deus. Quando o coloquei em minhas mãos, o pequenino se assustou. Mas segundos depois, aconchegou-se quietinho, protegido. Já éramos íntimos. Já tínhamos um pacto de protetor e protegido. Peguei o soro fisiológico e ele deu sinal de vida. Todo assanhadinho abriu o bico, levantou o pescocinho, bebeu o quanto quis e depois voltou a se aconchegar. Fiz uma caminha dentro do meu chapéu de palha. Queria que houvesse um pouco de semelhança com a caminha que havia perdido, que ele se sentisse em casa (e ele se sentiu tão à vontade que fez até um cocozinho). Minha irmã buscou na internet e as estatísticas eram de desanimar. Poucas chances. Mas eu não acredito em estatísticas. Acredito na vida. Meu tio ligou pra um casal de amigos, veterinários com experiência em pássaros. Entregamos o pequeno ao casal que o alimentou com alguns saborosos insetos (Eca!). E o meu amiguinho viveu! O batizei de Pica-Pau (apesar de ser uma andorinha). Isso porque ele decidiu dar umas bicadinhas no meu chapéu de palha. Agora estou aguardando sua visita, em breve, no meu jardim. Seja bem-vindo, Pica-Pau!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Eleições na OAB. Isso é democracia?

Eleições da OAB no próximo dia 16. Campanhas ostensivas. Pesquisa pelo telefone. Anúncios em e-mail, adesivos, jornais... A OAB não deveria inovar, avançar? Não tenho nenhuma proposta e não gosto de criticar sem propor. Só sei que o modelo atual é ultrapassado!!! Voto obrigatório? Tô fora!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Celebridade? Eu?

Nos últimos meses, quase todos os dias ao chegar ao trabalho, dou de cara com um moço que fica sempre por perto da portaria em que eu entro. Ele fica discursando sobre muitos assuntos para que todos ouçam... ou não! Acho que para ele, isso não vem ao caso. Eu já o vi discursando sozinho e já o vi discursando para uma plateia composta geralmente de fumantes, porque são eles que têm que sair do edifício para dar uma tragadinha.

Acho isso muito engraçado e triste ao mesmo tempo. Engraçado porque trabalho em um lugar em que as pessoas passam metade do tempo debatendo e discursando. Só que essas pessoas estão do lado de dentro da instituição. Se existe alguém louco ou normal nessa história... não sei. Acho que somos todos iguais. Só estamos discursando em locais diferentes. Mas não sei se as pessoas de fato prestam atenção nele. Se bem que é impossível não perceber sua presença, ou melhor, não ouvir sua presença.

Outro dia uma amiga contou que ele estava "recitando" o seguinte: "Mataram eu e minha família e ainda estão por aí!" Era uma denúncia. Feita por quem? Pelo próprio morto.

Esta semana, passei por ele e ele acenou: "Oi, celebridade!". Eu olhei em volta e só tinha eu mesma. Então, muito prazer, celebridade! E eu disse "oi".
A mesma amiga disse que já foi chamada de "social-light" (vou perguntar para ele se é assim que se escreve).

Mas o que penso de tudo isso é que ele foi abençoado com o poder da oratória e da imaginação. Sei que ele, muitas vezes, recebe o rótulo dos "loucos". Mas eu tenho minhas dúvidas... Acho que é difícil mesmo encarar a realidade. E talvez ele seja um sábio, um profeta ou apenas um de nós, que estamos do lado de dentro da instituição.

A parte triste é que percebo que ele deseja fazer parte. E faz parte! Faz parte do nosso dia-a-dia. Mas acho que ele gostaria mesmo é de mudar alguma coisa no mundo com suas palavras. Ou será que sou eu quem está imaginando demais?

De qualquer forma, agora sou celebridade!!!

São Miguel dos Milagres virou estrela de TV!

Agora que São Miguel dos Milagres é citada em um comercial de TV, será que vão invadir a minha praia? Peço licença aos São Miguelenses (será que é assim que se fala?) para ter um pouquinho de sentimento de posse. Isso porque eu me apaixonei por aquele lugar e queria vê-lo sempre lindo, preservado, resguardado. Que saudades de São Miguel dos Milagres!!! A minha praia que virou celebridade!!!