terça-feira, 25 de agosto de 2009

Ler... outra viagem

A sociedade literária e a torta de casca de batata

Foi o título que me pegou. Fiquei curiosa. Sou daquelas pessoas que compra pelo título, pela capa. Mas a surpresa foi boa. Gostei! Por um tempo da minha vida fiz parte dessa sociedade. É pura ficção, mas se fez tão real, tão presente. Acho que estive lá. Em Guernsey! Pelo menos por alguns dias!!!

sábado, 22 de agosto de 2009

Missão Milagres I - Eu acredito em milagres...

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, São Miguel dos Milagres é um pedacinho do paraíso, desenhado por Deus, a aproximadamente 100 km de Maceió, capital do Estado de Alagoas. Você sai do aeroporto, pega uma estrada asfaltada que, quanto mais se aproxima daquela região, fica em piores condições, e chega. Como por um milagre! Sem saber direito o que esperar, chega-se ao paraíso. O lugar é realmente lindo!
Chegamos no dia 26 de julho.
No aeroporto rolou aquela preocupação por causa da nova gripe. Era um tal de passar álcool nas mãos... Mas depois de ver o mar, o sol, os coqueiros e esse reflexo na água... ninguém mais tinha ouvido falar em gripe ou em qualquer outra doença do mundo real. Até o Gustavo deixou o fraquinho de álcool-gel em paz.
E nossa missão estava apenas começando!




Missão Milagres - Dia 1

A Andréa passou a viagem inteira com fome. Não que ela não tivesse a oportunidade de comer (e bem), mas é que a diversão preferida dela era fazer contagem regressiva para a hora da comida. Então, a pedido da Andréa, começamos pelo Búfalo Bill, comendo churrasquinho de gato, ou melhor, de búfalo. E não paramos por aí. A nossa missão foi regada a licor de caju, pão caseiro, peixe, polvo, lagostins... Mas o churrasquinho tava bom. Tudo vale à pena...


Em São Miguel dos Milagres, ficamos na Pousada do Caju, localizada na belíssima praia do Toque. Tivemos nossos dias de princesa. Tratamento impecável. Simpatia, cuidado com os detalhes, carinho pelos hóspedes. Nem nos sentíamos hóspedes, na verdade, sentíamos como se já tivéssemos estado ali outras vezes. Estávamos em casa. Todos foram muito especiais. Esperem por nós! Voltaremos mais vezes.

Eu, a Ana Paula e o Luís Felipe ficamos no bangalô. Era o quarto do líder. Agora quero um estilo de vida bangalô para mim... Que chique!!!

É claro que no primeiro dia não fomos dormir sem ver o mar. É a caminho do mar, no meio dos coqueirais, que vivem milhares de vagalumes que nos deram as boas-vindas em um espetáculo à parte. Uma constelação de pequenas estrelinhas voando por todos os lugares.

E a comida? Um espetáculo a parte. Quando São Pedro permitia, a mesa era posta à luz da lua. As mesas belamente arrumadas, um licor de caju e um pão caseiro davam início àquele momento delicioso, cheio de aromas e sabores.



E então era a hora do brinde. Brindamos a tudo: àqueles que nos acompanhavam durante a missão, ao sol, à lua, ao mar, ao peixe-boi, aos amigos que não puderam ir, ao próximo destino, à próxima missão... Tim-tim!!!

Missão Milagres - Dia 2

Segundo dia! Adivinha qual foi a primeira coisa que fizemos? Eba! Café da manhã!
Por falar em Andréa... a Andréa e a Lúcia são as amigas que escolhi para estarem ao meu lado em todas as horas. Então elas estavam nessa missão, claro!!!

As minhas outras metades (de sangue, de coração) não poderiam faltar e também estavam comigo. A minhã irmã Ana Paula, a minha prima Érika e o meu primo Eduardo, além dos meus sobrinhos Luís Felipe e Ana Cecília. O Gustavo que agora também é meu sobrinho também estava lá. E a Fernanda, filha da Lúcia, também foi. Se eu pudesse escolher o melhor de tudo nessa missão e na vida, eu escolheria essas pessoas.
Ah! O peixe-boi também foi! Eu juro!!!



No segundo dia deu praia e deu também Tibiro. Tibiro é o nome de uma casinha na beira da praia que serve um peixe maravilhoso preparado pela mulher de um cara bacana, de nome Tibiro. O Tibiro, todos os dias, pega o peixe na praia, da mão do pescador, pra trazer pra freguesia. Fala sobre tudo um pouco, principalmente da baixa umidade do planalto central em época de seca. Todos os dias ele queria nos convencer de que era melhor estar lá do que estar em Brasília. Mal sabe ele que nem precisava fazer qualquer esforço para isso!

Missão Milagres - Dia 3

Tirei muitas fotos!!!

Fotos de tudo...









E não sei se foi nesse dia, mas teve um dia que a gente conheceu o Timão. O Timão é um cachorro que vai à praia todos os dias pra chamar alguém pra brincar. Achei que o nome dele tivesse alguma relação com aquela "direção" de barcos. Mas na verdade, era Timão de time mesmo, de Corinthians. Ele pedia pra alguém jogar alguma coisa pra ele buscar. Podia ser qualquer coisa. Aí ele entrava no mar e buscava. Uma figura!!!






Missão Milagres - Dia 4

Hoje é dia de peixe-boi!!!



Conhecemos o Caraveia e suas histórias. Como o peixe-boi mudou a vida dele, dos pescadores e da cidade. Uma história de vida linda! De amor e dedicação. De superação e de respeito ao próximo e à natureza. O Caraveia tem muito orgulho de ter sua foto publicada no livro. Espero que ele também sinta orgulho de estar aqui no meu blog.

Conhecemos o peixe-boi Aldo, que é a estrela do projeto Peixe-Boi. O pessoal por lá jura que ele é exibidinho. Mas conosco ele ficou tímido. Ou só queria mesmo é descansar. Pura preguiça!!!




O passeio pelo mangue foi incrível. Recomendo!!! Vale à pena porque o lugar é riquíssimo!



Francamente belo!!!



Todo o cuidado é pouco. Então nada de barcos a motor. Vamos de jangada a remo mesmo.




E nesse dia tivemos a parte mais perigosa da missão. 3 passarelas como essas. De madeira, balançando, sobre o mangue. @#$#%!#!$#!




Também estivemos na praia dos morros!!!



O mar é um pouco mais bravo por lá e a praia é cheia de pescadores. Parece que o dia de pesca foi bom.



No caminho de volta, outras praias lindas!!!



Que cor é essa?


























O povo, a cidade, o sorriso no rosto do menino... esse é o clima desse lugar! Tudo é mágico!!!






















Ah! Foi nesse dia que chegou mais um integrante da missão: O Du. Quem ficou feliz foi o Gustavo que parou de entrar no sorteio pra exercer o cargo de carregador oficial da missão. Acho que a Érika também ficou feliz... rsrs.

Missão Milagres - Dia 5

A Andréa foi embora!!! E fez um dia lindo em homenagem a ela.


 Mergulhamos e eu vi uma tartaruga marinha!!! Esse era um dos meus sonhos!!! E é claro que eu tinha que realizar lá, em São Miguel dos Milagres. Antes que me perguntem, não, não tirei foto. Não registrei. Todo mundo duvidou. Mas eu registrei pra sempre na minha memória. A Érika disse que ia contar pra todo mundo que também tinha visto uma tartaruga marinha. Afinal, o que é de uma, é da outra também. Pode contar, Érika!!!









E muito obrigada, Senhor! Pela tartaruga! Por tudo!!!



Missão Milagres - Dia 6

Ainda é proibido falar em partir!!! A ordem era aproveitamos ao máximo cada minuto.




Tentamos acordar cedo pra pegar a melhor maré para o mergulho.

Voltamos mais tarde. Um dia pra andar de bike.

Outro dia lindo de pôr de sol.

Missão Milagres - Dia 7

Último dia de missão!!!

"Está chegando a hora, é hora de partir, me dá uma dor no peito ter que ir embora e te deixar aqui!!!"

Acordamos às 6h30 da manhã. O dia estava lindo. O mar passou de cinza pra azul e verde num piscar de olhos.









Sem palavras...

MISSÃO CUMPRIDA!!!